Rio de Janeiro

Rio dá ‘start’ na campanha para doar sangue no carnaval fora de época

today16 de abril de 2022 16

Background
share close

O Instituto de Hematologia do Rio (Hemorio) lançou nesta sexta-feira (15) a segunda etapa da campanha Você Faz Meu Tipo, com o objetivo de atrair doadores de sangue durante o carnaval fora de época que será de 20 a 24 deste mês na capital fluminense. Na primeira edição, que ocorreu entre o final de fevereiro e início de março, cerca de dois mil doadores foram mobilizados.

Segundo o Ministério da Saúde, no período de carnaval, ocorre uma baixa de até 20% nos estoques disponíveis para transfusões. Além disso, a demanda por bolsas de sangue aumenta devido ao maior número de acidentes na cidade durante as festividades.

De acordo com os parâmetros da Organização Mundial de Saúde (OMS), para manter os estoques regulares é preciso que 1,5% a 3% da população doe regularmente. O Brasil tem hoje 1,8% de doadores. Em todo país são coletadas, por ano, uma média de 3,5 milhões de bolsas de sangue.

Somente em janeiro deste ano, por conta da pandemia de covid-19, da epidemia de gripe e das fortes chuvas, o Hemorio registrou queda de mais de mil bolsas de sangue em relação ao mesmo período de 2021. Segundo o Hemorio, a doação é fundamental para dar suporte às principais emergências, maternidades e unidades de saúde do estado do Rio de Janeiro.
O atendimento no Hemorio não será alterado nos dias de carnaval. O hemocentro manterá seu funcionamento de segunda a segunda, incluindo os feriados, das 7h às 18h.

Fonte: Agência Brasil

Written by: Redacao

Rate it

Previous post

Música

Stephanie Serrat se apresenta no Maracanãzinho

Flamengo e BRB/Brasília fazem nesta segunda-feira (18) o último jogo da primeira fase do Novo Basquete Brasil (NBB), a liga nacional masculina do esporte. O jogo será às 20h, no Maracanãzinho. Uma hora antes do jogo, os torcedores poderão conferir mais um show do festival Invasão Cultural. Desta vez, quem se apresenta é a cantora Stephanie Serrat, que gravou com Diego Naza a música “Quando você passa”, parte da trilha […]

today16 de abril de 2022 78

Post comments (0)

Leave a reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *


0%